Mediação Pedagógia Inclusiva

Conheça o projeto de Mediação Pedagógica Inclusiva

 

Objetivos:

  • Oferecer suporte pedagógico aos(à) estudantes com deficiência/NEE;
  • Melhorar o desempenho acadêmico dos(as) estudantes mediados(as);
  • Contribuir para a difusão do conhecimento e formação pedagógica inclusiva dos(as) mediadores(as);
  • Valorizar a diversidade, reconhecendo que cada pessoas é única e que a diferença enriquece o ambiente;
  • Favorecer relações interpessoais no ambiente universitário;
  • Contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos possam participar ativamente, com respeito mútuo e solidariedade.

 

Quem recebe a Mediação? 

Em 01/2025 foram acompanhados 18 estudantes de 10 diferentes cursos de Graduações, após serem avaliados pela equipe NAI. 

 

Equipe de bolsistas

  • Adailton Vieira da Silva
  • Eliana Barbosa Gouveia
  • Felipe Delgado da Silva
  • Geovanna Rodrigues Carvalho
  • Karoline Marques Motta
  • Lara Roberta da Silva Assis
  • Luciana Fernanda Batistao Muniz
  • Luiz Mário Ladeira Resende Araújo
  • Maria Eduarda Alves dos Santos
  • Mirele Carolina Ferreira Ribeiro
  • Sthéfany Lima Viturino
  • Tamiris Santos Barbosa
  • Thaís Amanda Damasceno Silva

 

Coordenação e Apoio

Gestora do NAI

Leonor Paniago Rocha

 

Secretária 

Lígia Gouveia Silva

 

Psicopedagoga

Érica Yamauchi Torres

 

Pedagogos Bolsistas

Geovan Assis 

Vanessa Nogueira

 

Psicóloga Bolsisa

Therly Martins

 

Registros 

Registro med. ped NAI 01  Registro med. ped NAI 02   Registro med. ped NAI 03   

 

Referências 

  • Lei Brasileira de Inclusão (LBI): BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência
  • Política Nacional de Assistência Estudantil: BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Assistência Estudantil. Brasília: MEC, 2009.
  • Nota Técnica nº 04/2014/MEC/SECADI: BRASIL. Nota Técnica nº 04, de 30 de abril de 2014. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.