Objetivos

Os objetivos da CAPE podem ser sintetizados em:

 

  • Promover ações de conscientização da comunidade universitária sobre o direito das pessoas com deficiência e sobre o processo de inclusão em um ensino superior público de qualidade, minimizando as barreiras atitudinais e educacionais;
  • Oferecer apoios diversos por meio de soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, buscando seu ingresso, acesso e permanência, favorecendo a aprendizagem, no ambiente universitário;
  • Orientar as unidades, coordenações e os docentes dos cursos na realização de ações para atender às especificidades do estudante com deficiência e neurodiversidade;
  • Subsidiar a criação e implantação da Política de Acessibilidade da UFJ, juntamente com os órgãos e pró-reitorias desta instituição, visando institucionalizar as ações já existentes e promover ações futuras;
  • Fomentar no apoio pedagógico a autonomia do estudante com deficiência e/ou neurodiversidade em seu processo acadêmico, entendendo que isso se refletirá na condução da sua vida como um todo, incluindo sua futura atuação profissional.

 

Para atender aos objetivos estabelecidos, a CAPE tem feito parcerias com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e com a Biblioteca, por meio da utilização do Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI). Tais parcerias visam permitir com maior abrangência o atendimento às demandas da comunidade acadêmica e o planejamento estratégico para a criação da Política de Inclusão e Acessibilidade desta instituição.

 

O atendimento à estudantes com necessidades específicas pela CAPE deve ocorrer desde o momento de matrícula até o recebimento do certificado de conclusão e sua inserção no mercado de trabalho, por meio do acompanhamento de egressos. Entendidas como Estratégias de Atendimento Educacional Especializado, esse atendimento deve seguir o seguinte processo:

 

  1. Mapeamento de estudantes com necessidades específicas na UFJ;
  2. Abertura de Processo de Relatório de Acompanhamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFJ e preenchimento de formulário específico.
  3. Levantamento de informações sobre a trajetória/acadêmica do estudante e necessidades educacionais específicas;
  4. Acolhimento do estudante e De suas necessidades educacionais - equipe multiprofissional da CAPE e docentes do curso;
  5. Encaminhamento para avaliação psicopedagógica e/ou psicológica da PRAE, caso necessite;
  6. Orientação pedagógicas para coordenação de curso e docentes e realização de ações para inclusão que contam com:
    1. Formação docente para utilização de metodologias colaborativas para a aprendizagem;
    2. Ações colaborativas de disponibilização de acompanhamento por monitores da CAPE;
    3. Projeto Mentoria;
    4. Estratégias de adaptações curriculares - Elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE);

 

Ao longo de 2021 e 2022, a CAPE realizou (e tem realizado) uma série de ações que podem ser sintetizadas em:

 

  1. Disponibilização das Informações no site da PROGRAD;
  2. Realização de divulgação de informações para a comunidade acadêmica em redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube;
  3. Elaboração de material para orientações pedagógicas aos docentes;
  4. Acolhimento de demandas manifestadas por estudantes, docentes e técnicos administrativos;
  5. Projeto de Mentoria;
  6. Criação do Espaço de Convivência da CAPE/PRAE;
  7. Coordenação de Comissão de Verificação da Condição de Deficiência no Processo Seletivo da UFJ em 2022;
  8. Grupo de trabalho para Mapeamento das demandas CAPE/PRAE;
  9. Parceria com o LAI/UFJ;
  10. Mapeamento das necessidades de adequações estruturais dos espaços físicos da UFJ;
  11. Grupo de Estudos sobre Acessibilidade e Inclusão;
  12. Elaboração de um FAQ (Perguntas Respondidas Frequentemente;
  13. Curso de formação de bolsistas para o acompanhamento/apoio de estudantes atendidos pela CAPE;

 

Além destas, destacam-se também as ações em planejamento para futura execução:

 

  1. Curso de formação para profissionais de apoio em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação;
  2. Curso de formação para professores sobre Desenho Universal para aprendizagem (DUA) e Ensino Colaborativo (EaD);
  3. Curso de formação para intérpretes/tradutores de LIBRAS da instituição;
  4. BIA - Boletim de Inclusão e Acessibilidade.

 

Cientes da importância de transparência e divulgação das ações desenvolvidas, a equipe da CAPE, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação e Direção de Ensino da UFJ, se coloca à disposição para mais informações e esclarecimentos.