Objetivos
Os objetivos da CAPE podem ser sintetizados em:
- Promover ações de conscientização da comunidade universitária sobre o direito das pessoas com deficiência e sobre o processo de inclusão em um ensino superior público de qualidade, minimizando as barreiras atitudinais e educacionais;
- Oferecer apoios diversos por meio de soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, buscando seu ingresso, acesso e permanência, favorecendo a aprendizagem, no ambiente universitário;
- Orientar as unidades, coordenações e os docentes dos cursos na realização de ações para atender às especificidades do estudante com deficiência e neurodiversidade;
- Subsidiar a criação e implantação da Política de Acessibilidade da UFJ, juntamente com os órgãos e pró-reitorias desta instituição, visando institucionalizar as ações já existentes e promover ações futuras;
- Fomentar no apoio pedagógico a autonomia do estudante com deficiência e/ou neurodiversidade em seu processo acadêmico, entendendo que isso se refletirá na condução da sua vida como um todo, incluindo sua futura atuação profissional.
Para atender aos objetivos estabelecidos, a CAPE tem feito parcerias com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e com a Biblioteca, por meio da utilização do Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI). Tais parcerias visam permitir com maior abrangência o atendimento às demandas da comunidade acadêmica e o planejamento estratégico para a criação da Política de Inclusão e Acessibilidade desta instituição.
O atendimento à estudantes com necessidades específicas pela CAPE deve ocorrer desde o momento de matrícula até o recebimento do certificado de conclusão e sua inserção no mercado de trabalho, por meio do acompanhamento de egressos. Entendidas como Estratégias de Atendimento Educacional Especializado, esse atendimento deve seguir o seguinte processo:
- Mapeamento de estudantes com necessidades específicas na UFJ;
- Abertura de Processo de Relatório de Acompanhamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFJ e preenchimento de formulário específico.
- Levantamento de informações sobre a trajetória/acadêmica do estudante e necessidades educacionais específicas;
- Acolhimento do estudante e De suas necessidades educacionais - equipe multiprofissional da CAPE e docentes do curso;
- Encaminhamento para avaliação psicopedagógica e/ou psicológica da PRAE, caso necessite;
- Orientação pedagógicas para coordenação de curso e docentes e realização de ações para inclusão que contam com:
- Formação docente para utilização de metodologias colaborativas para a aprendizagem;
- Ações colaborativas de disponibilização de acompanhamento por monitores da CAPE;
- Projeto Mentoria;
- Estratégias de adaptações curriculares - Elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE);
Ao longo de 2021 e 2022, a CAPE realizou (e tem realizado) uma série de ações que podem ser sintetizadas em:
- Disponibilização das Informações no site da PROGRAD;
- Realização de divulgação de informações para a comunidade acadêmica em redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube;
- Elaboração de material para orientações pedagógicas aos docentes;
- Acolhimento de demandas manifestadas por estudantes, docentes e técnicos administrativos;
- Projeto de Mentoria;
- Criação do Espaço de Convivência da CAPE/PRAE;
- Coordenação de Comissão de Verificação da Condição de Deficiência no Processo Seletivo da UFJ em 2022;
- Grupo de trabalho para Mapeamento das demandas CAPE/PRAE;
- Parceria com o LAI/UFJ;
- Mapeamento das necessidades de adequações estruturais dos espaços físicos da UFJ;
- Grupo de Estudos sobre Acessibilidade e Inclusão;
- Elaboração de um FAQ (Perguntas Respondidas Frequentemente;
- Curso de formação de bolsistas para o acompanhamento/apoio de estudantes atendidos pela CAPE;
Além destas, destacam-se também as ações em planejamento para futura execução:
- Curso de formação para profissionais de apoio em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação;
- Curso de formação para professores sobre Desenho Universal para aprendizagem (DUA) e Ensino Colaborativo (EaD);
- Curso de formação para intérpretes/tradutores de LIBRAS da instituição;
- BIA - Boletim de Inclusão e Acessibilidade.
Cientes da importância de transparência e divulgação das ações desenvolvidas, a equipe da CAPE, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação e Direção de Ensino da UFJ, se coloca à disposição para mais informações e esclarecimentos.