Apresentação

Ao longo dos últimos anos, a gestão das ações de acessibilidade e inclusão da Universidade Federal de Jataí se modificaram com o propósito de atender as diversas demandas que surgiram ao longo do tempo. Ainda como Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás, essa gestão estava sob responsabilidade do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), criado em ainda 2008. Durante o período de 2008 a 2021, a principal demanda do NAI foi disponibilizar e gerir as ações de Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para estudantes, docentes técnicos e colaboradores terceirizados na instituição.

A partir de 2021, com o processo de emancipação da Universidade Federal de Jataí, o NAI deixa de existir es suas atribuições passam a ser de responsabilidade da Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais (CAPE) vinculada à Direção de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação. Para além da mudança de núcleo para coordenação, as ações de acessibilidade e inclusão se estabelecem com a finalidade de ampliar o atendimento a necessidades específicas que porventura existem na instituição, além de oportunizar a superação de barreiras atitudinais e educacionais no âmbito do ensino.

Conforme a Figura 1 a seguir, a estrutura atual da CAPE conta com Coordenação, Secretaria, Serviço de Tradução/Interpretação de LIBRAS, Serviço de Suporte Pedagógico, Psicológico e Psicopedagógico e Serviço de Assistência Estudantil Especializada (Monitores).

Estrutura CAPE